quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quatro verdades sobre os quatro grandes

Corinthians

1) Como uma queda para a Série B pode fazer bem... O marketing do clube já fez mais coisas nos últimos meses do que nos 96 anos anteriores.

2) Não poderiam ter escolhido técnico melhor para 2008 do que Mano Menezes.

3) Não poderia haver pior presidente para 2008 do que Andres Sanchez. Não se esqueçam que ele deve a sua notoriedade à "parceria" com a MSI e sua amizade com o Kia.

4) Endeusaram o tal do Acosta, vários clubes brigaram pelo seu passe. Mas, até que ele prove o contrário, está longe de ser craque (ou mesmo um bom jogador) um uruguaio que desponta para o futebol aos 30 anos, no Náutico - com todo o respeito que merece o Náutico.


Palmeiras

1) Tomara (para os palmeirenses) que o Palestra tenha aprendido a lição da Era Parmalat, quando anos de conquistas e cofres cheios desceram pelo ralo até a Segundona. A atual parceria com a Traffic - mesmo com eventuais questões éticas levantadas - tem tudo para dar certo. O problema é o pós-parceria.

2) Tomara (para os palmeirenses) que o Palestra tenha aprendido a lição do "efeito Luxemburgo". Não dá para culpá-lo totalmente pela situação atual do Santos, mas também não dá para isentá-lo de responsabilidade.

3) Tomara (para os palmeirenses) que os efeitos pós-parceria e pós-Luxemburgo não ajam em conjunto.

4) Tomara (para os palmeirenses) que a nova grama do Pqe. Antartica seja boa, pois algumas semana após a liberação do estádio - interditado para a troca do gramado - o local será palco para o show do Iron Maiden.

Santos

1) Ficou mais do que provado que atitudes de alto risco no imprevisível futebol são perigosas. O Santos, no biênio 2006/07, gastava quase R$ 1 milhão/mês apenas com Luxemburgo e Zé Roberto, e o saldo foi apenas um Paulistinha, uma semi-final de Libertadores e um vice-Brasileiro. Colocar todas as fichas em um só número (ou, no caso, dois) no futebol é inviável.

2) A situação de 2002 se repete em 2008. Sem dinheiro e sem jogadores, o técnico - que, por sinal, também é o mesmo - tem que desesperadamente recorrer aos imberbes jogadores da base. Só que não é sempre que o acaso deixa entre esses figuras como Robinho, Diego, Alex, Elano, Renato, etc...

3) Ao menos, mesmo com toda a gastança desenfreada dos últimos anos, o Peixe soube usar parte dos recursos ganhos em infra-estrutura. Nem tudo foi perdido, e mesmo que o time caia um pouco terá condições de se reerguer sozinho.

4) Leão, definitivamente, fechou suas portas nos grandes paulistas.


São Paulo

1) A Diretoria e Comissão Técnica do São Paulo dizem que não costumam reclamar da arbitragem. Só quando ganham.

2) Esse semestre será decisivo para Muricy no Tricolor. Em 2006, com um time pronto, perdeu a final da Libertadores para um merecido campeão, mas trouxe o tetra Brasileiro; em 2007 demorou para encontrar o time ideal e foi eliminado do torneio sul-americano de forma vexatória, mas ainda assim trouxe o penta; se não conseguir disputar a Libertadores desse ano com reais chances de vencer - mesmo que perca, honrosamente - perderá definitivamente a confiança da torcida.

3) Em todos os gols que o Adriano fizer de cabeça, vão falar que ele fez falta.

4) Se o Richarlysson - ou "Ricky" - é ou não é, não é problema meu. Cada um faz o que quer com seus respectivos buracos. Mas que ele dá (ops) brecha para falarem as coisas que falam dele, isso dá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente o post! Parabéns!