"02/10/2007 - 13h01
Primeiro ouro brasileiro em Pan-Americanos morre em Marília
Da Redação - UOL Esporte
Tetsuo Okamoto, medalha de ouro nos 400 m e 1500 m livre dos Jogos Pan-Americanos de 1951, morreu nesta terça-feira em Marília, cidade em que nasceu e sempre morou. O ex-nadador tinha 75 anos e foi também medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsinque) nos 1500 m.
Okamoto tinha problemas renais e, nos últimos anos, fazia hemodiálise freqüentemente. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira de insuficiência respiratória e cardíaca. O sepultamento será às 17 horas, no cemitério Getsémani, em São Paulo.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, decretou luto de três dias e pede às 27 Federações filiadas que nas competições realizadas neste final de semana seja feito um minuto de silêncio em homenagem à Tetsuo Okamoto, que com suas glórias nas piscinas de todo o mundo, abriu as portas para a popularização da natação no Brasil.
A medalha de ouro no Pan de 1951, o primeiro da história disputado em Buenos Aires, foi o primeiro também do Brasil na competição. Na época, na volta da capital argentina, o nadador recebeu uma grande festa na sua cidade natal, Marília. Houve cortejo de carro aberto e premiações ao novo herói brasileiro. Na mesma hora, porém, ladrões assaltavam sua casa, levando vários pertences."
Outro grande exemplo da improvável mas bem sucedida integração nipo-brasileira.
E também da curta memória do nosso País.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário