segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Está valendo

Depois da ausência de início de temporada, este blog e o futebol brasileiro estão de volta. Tudo bem que a Copa São Paulo já está rolando há algum tempo, mas nada perdeu tanto a graça nos últimos anos como a Copinha. Três goleadas com mais de 10 gols é demais para uma edição só, o que comprova que os tais 88 times de 27 Estados faz bem apenas para empresários e times de países obscuros.

Como acontece todo ano, temos os Estaduais começando ainda em janeiro, dando pouco mais de um mês para as férias e a pré-temporada dos times. Aliado às indefinições de elenco, que ainda devem durar algumas semanas, temos estréias de times remendados, tentando fazer o melhor possível em campos do interior. Geralmente, esse melhor possível acaba sendo ruim mesmo.

Não sou contra os Estaduais, pelo contrário. Acho que o futebol brasileiro, pela sua história e diferenças regionais, tem espaço para esse tipo de competição - que acredito ser único no mundo. Ainda é possível termos bons times pequenos do interior e boas disputas entre os grandes das capitais. E os torcedores ainda conseguem se empolgar com esses jogos.

O que não dá é termos um Paulista com 20 times, ou um Carioca com 16. Ainda por cima, começando tão cedo. Os regionais teriam muito mais graça - e qualidade - se começassem mais tarde, dando chance aos times de fazerem uma pré-temporada decente; e se tivessem menos times, diminuindo o número de jogos e dando ao torneio um tamanho mais adequado a sua grandeza.

Mas o Estadual é apenas a menor parte do problema. Sim, seria muito melhor que o Paulista tivesse uns 12 ou 14 times, em dois meses de competição. Como seria infinitamente melhor se o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil fossem disputados concorrentemente, ao longo do ano, com todos os times das speries A e B, tendo suas partidas finais lá por novembro; do mesmo modo que uma Libertadores e uma Sul-Americana anuais, nos moldes da Champions League e Copa da UEFA, dariam ainda mais força ao futebol sul-americano; e se a Copa América fosse disputada na mesma época da Eurocopa...

Não dá para culpar (apenas) as Federações estaduais por quererem um lugar maior ao sol. Elas apenas são um reflexo da bagunça que vem de cima.

De qualquer forma, os Estaduais já começaram. E pode-se dizer que já há algum tempo sem tantos atrativos como em 2008. Aos poucos os clubes brasileiros estão se adaptando à nova conjuntura do futebol mundial, conseguindo ao menos dar esperança para seus torcedores.

Esse ano promete, e os Estaduais serão um bom aperitivo.

Nenhum comentário: