segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A última impressão é a que fica

O eterno bairrismo envolvendo paulistas e cariocas, algumas vezes saudável, outras patético, ganhou um prato cheio para a discussão nesse fim de ano futebolístico.

Afinal, qual foi o Estado vitorioso nesse ano: São Paulo ou Rio de Janeiro?

Do lado paulista, tivemos o título da Copa do Brasil do Corinthians, turbinado pela volta do Fenômeno. O Palmeiras liderou boa parte do Brasileirão, mas no final acabou até sem a vaga na Libertadores; vaga esta conseguida pelo São Paulo, pelo sétimo ano consecutivo, recorde nacional. A tabela final indica cinco times paulistas classificados, pelo menos, na zona da Sul-Americana, e um rebaixado à Série B - posição que será ocupada por outro paulista ano que vem.

Nada mal, mas ainda assim resta um clima de desânimo no Estado. O São Paulo ficou em uma honrosa terceira colocação, porém abaixo dos três títulos consecutivos desde 2006; o Palmeiras encerra 2009 de forma vexatória; o Corinthians teve um segundo semestre ridículo; e o Santos teve um ano inteiro ridículo.

O Rio venceu o Brasileirão após 9 anos - nas duas principais divisões, inclusive -, mas não classificou nenhum outro time para a Libertadores. Aliás, não terá nenhuma equipe na Sul-Americana de 2010. E por pouco não tem outro time rebaixado à Série B.

Entretanto, o Rio acaba o ano em festa. O Flamengo é o time do ano; o Botafogo escapou do rebaixamento vencendo três aspirantes ao título nas últimas rodadas; o Fluminense salvou o ano com a mais épica das campanhas de recuperação; e o Vasco voltou à Série A com sobras.

Repito a pergunta do começo: 2009 foi carioca ou paulista?

Cada lado terá a sua versão e, como sempre, não teremos um vencedor. O importante é o fato de, depois de vários anos de domínio paulista, essa discussão voltar à tona.

O que, por si só, é bom para todo mundo.

Um comentário:

Thiago Jordão disse...

Vc tá quase igual ao Cosme Rimoli, falta apenas dar um pouco mais de enter