terça-feira, 1 de dezembro de 2009

E tome panetone

Lembra de toda a minha campanha contra o Rio-2016? De como que dizia que não acreditava naquela falação toda, justamente por não acreditar em nenhuma das pessoas envolvidas?

Então... é claro que basicamente tudo aquilo também se aplica à Copa-2014 - como, inclusive, já havia escrito neste blog no final de 2007, mas olhando também para o lado bom da coisa -; a diferença principal é que, como não houve debate nem disputa para a realização do evento no Brasil, já que sua candidatura única foi habilmente costurada por Ricardo Teixeira, as atenções em 2009 concentraram-se em 2016.

Mas a "farra da Copa" será ainda maior. E, mesmo antes de um tijolo sequer ter sido usado na preparação da Copa, já temos o primeiro escândalo, como publicado hoje no UOL:

"01/12/2009 - 10h58

Chefe da organização da Copa-2014 em Brasília é afastado por escândalo

Do UOL Esporte
Em São Paulo


O presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Fábio Simão, foi afastado do comando das obras da Copa do Mundo de 2014 devido ao envolvimento no escândalo do suposto "mensalinho" pago pelo governo do Distrito Federal a parlamentares da base.


Chefe de gabinete do governador José Roberto Arruda, Simão já havia sido afastado do cargo na sexta-feira, mas a medida ainda não foi publicada, porque segunda-feira foi feriado local. "O afastamento alcança todas as suas atividades administrativas", esclareceu o corregedor do Distrito Federal, Roberto Giffoni, à Folha e S. Paulo.

Simão era o chefe do escritório da preparação de Brasília para o Mundial, e o responsável pelas obras do estádio Mane Garrincha para receber a Copa na capital federal. A reforma está orçada em aproximadamente R$ 700 milhões.

Antes de trabalhar no gabinete do governador Arruda, Simão era assessor do secretário da Casa Civil, José Geraldo Maciel, que, segundo as investigações da Polícia Federal, era o responsável pela distribuição das propinas. Simão teria recebido cotas de até R$ 60 mil, segundo o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa.


Amigo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Fábio Simão chegou a viajar como convidado para acompanhar a reunião da Fifa nas Bahamas, quando foram escolhidas as sedes da Copa do Mundo no Brasil, em maio deste ano.


O blogueiro
José Cruz já havia adiantado o afastamento de Simão no sábado, e inclusive revelou que, em entrevista antes da viagem às Bahamas, ele mostrou estar por dentro dos bastidores do Mundial de 2014 e até acertou todos os palpites que fez sobre a escolha das sedes."

Nenhum comentário: