terça-feira, 29 de julho de 2008

Nada muda

É obvio que derrota do Brasil na Liga Mundial de Vôlei merecia menção neste blog, só não a postei ontem pois mão sabia ao certo o que escrever.

Na verdade, não tem muito o que falar da derrota em si. Os melhores times geralmente vencem, mas nem sempre, assim como os piores geralmente perdem, mas de vez em quando também quebram a regra. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o Brasil poderá ser medalha de ouro nas Olimpíadas mesmo tendo ficado de fora da final da Liga, da mesma forma que poderá perdê-la (o que já é uma imprecisão, pois não se perde algo que não se tem) mesmo se tivesse conquistado o título no Maracanãzinho.

Eu prefiro adotar a visão simplista da coisa: os EUA venceram pois se prepararam para o confronto e jogaram uma partida impecável, e o Brasil não estava no seu dia mais feliz. Coisa normal no esporte.

O trabalho psicológico para levantar a moral do time terá de ser feito com a mesma intensidade se o objetivo fosse conter a empolgação de uma equipe considerada imbatível por muitos. Apenas em vetor contrário.

Dois aspectos, porém, devem ser levados em conta nas próximas semanas. O primeiro é a incapacidade de reação do time no curto prazo, que não foi capaz de levantar a cabeça após a derrota para os EUA e perdeu também a decisão do 3o ligar para a Rússia. Tudo bem, perder em casa é dolorido - embora não incomum na história do esporte brasileiro - e é natural que um time tão fortemente baseado na emoção como a Seleção Masculina de Vôlei sentisse a perda. Mas a idéia, tão difundida (incompreensivelmente) no Brasil de que "o 2o colocado é o primeiro dos perdedores" não pode ser tão passivamente assimilada por atletas de alto nível. O ouro olímpico é uma coisa extraordinária, o ápice da carreira de qualquer atleta, mas a prata e o bronze também são. Pelo menos para mim, subir no pódio olímpico para receber uma medalha de bronze é infinitamente mais gratificante do que terminar em 4o. Porém, a disputa pelo bronze é sempre precedida de uma derrota, que precisa ser rapidamente digerida.

Em segundo lugar, como não podia deixar de ser, é o prejuízo que a falta do Ricardinho fará em Pequim. Afinal, das duas competições sem o jogador, vencemos uma - o fraco Pan-Americano - e ficamos fora do pódio da segunda. Não há como negar que a ausência do melhor levantador do mundo faz falta em qualquer equipe - inclusive na melhor do mundo. Só que Ricardinho não está no grupo por seus próprios erros, e considero justa sua punição. Qualquer menção a um suposto nexo entre o "fracasso" nas Olimpíadas e o corte do levantador será não só um desrespeito a seu substituto como também uma ode à insubordinação e ao egocentrismo. Como se a vitória devesse ser persguida a qualquer custo, mesmo que atropelasse a moral e a harmonia de um grupo.

A Seleção Masculina de Vôlei continua sendo a melhor do mundo, possivelmente de todos os tempos. E nem a falta de uma medalha de ouro olímpica mudará isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fábio, oi, meu querido!

concordo com toda a sua crônica; do início ao fim.
Os jogadores americanos tiveram calma quando foi preciso, astúcia para marcar e nos furtaram nossa exclusiva *malandragem* (no sentindo limpo da palavra) esportiva quando foi crucial tê-la. Daí, só mesmo ganhando.
Espero em Pequim mais tato de nossos atletas para os embates.
Teu primo te manda um abraço e parabéns pelo blog.
Paula Boretti.

Fabio Pimentel disse...

Olá Paula,

obrigado pelos elogios!

Quem sabe esse ano o Mengo (não tenho certeza se você é rubro-negra, mas o Neto eu sei que é) não vence o Brasileirão para eu fazer uma homenagem à maior torcida do Brasil aqui no blog.

Beijos e abraços a todos aí da Cidade Maravilhosa.

Anônimo disse...

Fabio,
não sou Flamenguista, nego minha carioquice exatamente aí. Sou Vascaína heheeheh.
Não digo uma frase bem comum aos cariocas,quando retrucados qual seria o time do coração: "FRamengo, cRaro".
Teu primo disse que, se depender do ataque do Flamengo esse ano, acha que tua crônica fica para outro time.
Estamos esperando vocês aqui! Tua mãe ja veio e adoramos a visita.
Beijinhos saudosos. Paula e Neto.