sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Lembram dela?

A antiga taça do Campeonato Brasileiro, criada nos primórdios da competição, não se encontra em nenhuma sala de trofeús de nenhum clube, mas no cofre na Caixa Ecônomica Federal, no Rio, conforme divulgou na semana passada a Folha de São Paulo.

A princípio, ela seria entregue ao primeiro time que vencesse a competição por cinco vezes, ou três em anos consecutivos. Se a Copa União de 1987 entrasse na conta da CBF, o Flamengo teria levado em 1992. Mas, para a Confederação, o campeão brasileiro de 1987 continua sendo - e assim, provavelmente, continuará - o Sport, de Recife. E a taça ficou sem dono...

Portanto, cinco clubes estão na iminência de conquistar em definitivo o antológico troféu: Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, todos com quatro títulos brasileiros.
Mas, se isso acontecer esse ano, ela irá para os cruz-maltinos, alvi-verdes ou tricolores, já que rubro e alvi-negros estão fora do páreo.

Não duvido que, dependendo do que acontecer, o Flamengo reclamará a taça para ele, já que tanto na Gávea como em qualquer outro lugar do Brasil - menos na Ilha do Retiro - o campeão brasileiro de fato de 1987 é mesmo o Flamengo.

Nenhum comentário: