segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sem graça

Os metidos a românticos não perdem a oportunidade de criticarem a falta de emoção do campeonato por pontos corridos, lamentando a ausência dos imprevisíveis confrontos 'mata-mata'.

Pois bem, vejamos a 32a rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, encerrada ontem:

- Todos os jogos tinham algum interesse, seja pelo título, pela Libertadores ou pelo rebaixamento.

- A média de público foi de 29.860 torcedores por jogo. Dos nove maiores públicos do campeonato, oito são do Flamengo, que só agora consegue sonhar com, no máximo, uma vaga na Libertadores.

- Tudo bem que o campeão e três dos quatro rebaixados já estão praticamente definidos. Mas cinco times ainda brigam por três vagas na Libertadores, e pelo menos outros seis ainda fogem do rebaixamento.

- A diferença entre o 5o colocado (uma posição atrás da zona da Libertadores) e o 16o (primeiro colocado à frente da zona do rebaixamento) continua sendo de apenas 10 pontos. O nível técnico pode ser discutido, mas nunca o equilíbrio.

- Tudo leva a crer que a maioria dos jogos até o dia 2 de dezembro continuará sendo relevante para algum fim.

Esse é o campeonato sem graça para os tais românticos, que na verdade estão mais para ultrapassados e adoradores da incompetência.

Pois, para eles, o certo não seria o São Paulo, com 13 pontos à frente do vice-líder, já se sentir praticamente Campeão Brasileiro. Mas sim acompanharmos os jogos do Figueirense, Botafogo, Atlético-PR e afins para saber quem terminaria a primeira fase entre os oito para, enfim, entrar no 'mata-mata'.

Nenhum comentário: