segunda-feira, 19 de novembro de 2007

VAMOS FEANOS

O esporte universitário brasileiro não significa absolutamente nada - a não ser para aqueles que dele fazem, ou fizeram parte.

Para quem vê de fora (e até esses já são poucos), ele tem a imagem de apenas um passatempo, uma brincadeira de jovens estudantes para preencher algumas horas dos fins de semana, além de ser um excelente pretexto de se reunirem em feriados, em alguma cidade do interior, para consumir litros de drogas lícitas e outras tantas medidas de ilícitas. Só que para quem está inserido de verdade no meio, seja nas Diretorias das Associações Atléticas Acadêmicas (também conhecidas como "AAA´s") ou como atleta, a história é um pouco diferente.

Minha paixão pelo esporte, e até a minha formação como pessoa, deve muito ao esporte universitário. A experiência de ter sido "cartola" e atleta universitário só pode ser compreendida por aqueles que partilharam dessa experiência, na minha época ou em outras, na minha faculdade ou nas demais. É até difícil explicar como aquele "passatempo" se torna não só parte indissociável da sua vida como sua prioridade. Tudo pode esperar, menos a sua AAA e os assuntos relacionados a ela.

Às vezes você é visto como um narcisista sem motivo, que se utiliza de uma mera associação estudantil para aparecer, ganhar alguma forma de poder ou simplesmente fazer sucesso com a mulherada. Na maioria dos casos, entretanto, a imagem predominante é de um cara que não gosta de estudar e que se apóia na ausência de mensalidade para bancar seu hobby. Mesmo que as duas descrições possam ter seu fundo de verdade, o que realmente move um "dirigente esportivo universitário" é o amor que ele tem por aquilo que representa. Amor incondicional, irrestrito, e que justamente por essa intensidade é capaz de te deixar constantemente entre a mais profunda tristeza e a mais completa alegria.

Amor que, misturado com o amadorismo do negócio, o importante momento vivido pelo universitário e a efemeridade dessa etapa torna ainda mais especial essa relação. Mas é melhor deixar essa poesia barata de lado, pois quem não passou por isso deve estar achando que eu sou um babaca. E quem passou, já entendeu o recado.

Tudo isso para, além de relembrar e deixar registrado neste blog a minha passagem pelo esporte universitário, fazer uma homenagem. Neste último feriado, na cidade de Taubaté, a Associação Atlética Acadêmica Visconde Cairu foi, após 16 tentativas, campeã das Economíadas Paulista. Eu não estava lá, nem sou mais tão próximo dela como já fui no passado, mas esse fato não poderia ficar sem registro. Imagino a emoção vivida pelos lá presentes, tanto pela atual e futura gestão como por aqueles que insistem em brigar contra o tempo e não penduram a camisa, a chuteira e o colchonete.

De qualquer forma, fica aqui a homenagem à minha AAAVC, aos "cartolas" e atletas que participaram dessa conquista e a todos aqueles que, de 1998 a 2004, compartilharam comigo momentos que estão entre os melhores da minha vida.

ps: e só pra não esquecer...

5 comentários:

PJ disse...

Fantástico! Recado entendido perfeitamente. Parabéns a AAAVC, que, você deve entender o porquê, nunca substituirá a AAAP no meu coração, mas não por isso deixa de ser querida. E chupa Mackburros!

Fabio Pimentel disse...

Pois é, PJ, só quem passou por uma AAA sabe o que é isso. E de certa forma esse texto também foi uma homenagem ao pessoal da CD, que estava comigo durante aqueles anos.

Anônimo disse...

Simplesmente emocionante para quem já fez parte disso um dia. Obrigado Bola, Obrigado AAAVC, Obrigado FEA.

Unknown disse...

Bola, ainda bem que vc não estava lá. Tenho certeza que não seria nada agradável presenciar a cena que você protagonizaria. Belo texto.
Abs,
PC

Anônimo disse...

Pelota, você TEM QUE TOMAR UMA DECISÃO!!! Abandonou esta vida de Esporte Universitário ou não??

Já vou avisando que usarei este texto contra você no Corpus Christi 2008!!!!!!!

Você sabe que eu sei perfeitamente o que você sente! O seu texto poderia ter sido escrito por (quase) qualquer um de nós MEMBROS da CD.

Nos vemos em Junho! Ou antes, nas visitas a Ourinhos e Batatais!

Abraços e parabéns, pois você tem a sua parcela de contribuição neste título.

Edu Pascale
AAAdicted 1995-200X
AAA Politécnica
Membro honorário (e fodam-se os fundadores) da InterUSP CD