sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CPMI a perigo

"Lobby da Rio-2016 atrapalha CPMI

Ary Cunha

A candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 atravessou de vez a possibilidade de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para discutir o uso de verbas públicas no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de confederações, patrocínios a clubes e eventos esportivos.

Ontem, um dia após o deputado Miro Teixeira (PDT/RJ) e o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) protocolarem o pedido de instalação da CPMI no Congresso, o lobby contrário à comissão mostrou sua força em Brasília.

Para que ela seja instalada, são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Congresso.
Até a noite de quartafeira, Teixeira e Dias haviam garantido 194 e 33, respectivamente. Ontem, porém, as conversas de bastidores enfraqueceram o desejo de transparência no repasse de recursos federais para o esporte, numa debandada estratégica.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), líder do partido no Senado, foi um dos que retiraram ontem a assinatura do pedido de CPMI. E admitiu ter pedido a correligionários que fizessem o mesmo. Raupp alega que, quando assinou a lista, não sabia que se tratava de uma investigação sobre recursos destinados ao esporte.

Segundo ele, o pedido de retirar a assinatura teria se dado após conversa com o senador Francisco Dornelles (PP/RJ).

- Que eu saiba, três ou quatro do PMDB já retiraram a assinatura já na noite de quartafeira. O Dornelles me pediu, junto com o governador Sérgio Cabral, que retirasse a minha. Até porque eu havia assinado na correria - justificou Raupp. - Sinceramente, não sabia que era uma CPMI sobre esportes. São tantos pedidos que a gente só vê quando tramita.

Essa comissão poderia atrapalhar tanto a Copa-2014 quanto a Rio-2016. Assinaturas serão conferidas hoje de manhã, no Senado Sem uma noção exata do estrago que o lobby contra a CPMI causou na lista de assinaturas, o deputado Miro Teixeira novamente criticou o uso da candidatura Rio-2016 como pretexto para impedir a discussão sobre as verbas públicas no esporte.

- O objetivo principal da CPMI é criar uma política esportiva nacional. Tive a informação sobre esse trabalho de bastidores, mas só saberemos o número exato amanhã (hoje) de manhã. Pela movimentação contrária, começa a parecer que há uma distribuição política das verbas destinadas ao esporte - afirmou ele. Hoje de manhã, no setor de administração do Senado, será feita a contagem das assinaturas ainda favoráveis à instalação da CPMI. Se forem suficientes, o pedido será lido no Congresso, após o recesso de fim de ano, e a comissão mista estará aberta, não precisando de votação. Do contrário, o pedido será vetado.

Procurado pelo GLOBO, o senador Francisco Dornelles não retornou as ligações. A assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral informou ontem que ele não se pronunciaria sobre as declarações de Raupp."

(fonte: Senado Federal - http://www.senado.gov.br/sf/noticia/senamidia/principaisJornais/notSenamidia.asp?ud=20081219&datNoticia=20081219&codNoticia=306174&nomeParlamentar=Alvaro+Dias&nomeJornal=O+Globo&codParlamentar=945&tipPagina=1)

Nota Esporte Brasilis: não bastasse a vergonha de, por pressões políticas, o Senador Valdir Raupp retirar a assinatura, é deprimente saber que ele tem o costume de assinar pedidos de CPI sem saber do que se tratam. Ele foi eleito pelo povo. Novamente, temos o que merecemos.

Nenhum comentário: