Depois de um longo silêncio, volto à ativa, já que a matéria divulgada ontem no 'Estado de S. Paulo' me obrigou a dizer algo - não que vá fazer muita diferença.
Gastou-se uma dinheirama sem tamanho para o Pan-2007.
Construiu-se menos do que o prometido, a um custo não sei quantas vezes maior.
As promessas de melhorias à vida dos cariocas continuam sendo apenas promessas, pois obras de infra-estrutura na cidade não foram feitas e a guerra civil com o tráfico voltou a ser o que era logo após o fim dos Jogos. E a Baía de Guanabara continuar poluída.
Pelo menos foram feitas belas obras de infra-estrutura esportiva, que seriam utilizadas em projetos sociais e no desenvolvimento do esporte brasileiro.
Pois bem.
O Engenhão não só não será utilizado para Copa-2014 (o que, de certa forma, é até lógico devido à preferência incontestável do Maracanã) como não serve nem para clássicos regionais. Além do que ele não serve ao esporte brasileiro, mas sim a uma entidade privada voltada quase que exclusivamente ao futebol.
As demais arenas encontram-se quase que abandonadas, por falta de quem as administre.
E o que é pior: divulgou-se agora que a maioria destes espaços, inclusive o Parque Aquático Maria Lenk, não servem para os Jogos Olímpícos. Terão de ser reformados. Ou, em alguns casos, outras arenas deverão ser construídas caso ocorra a tragédia de concederem ao Brasil o direito de "organizar" os Jogos de 2016.
Superfaturamento é um escândalo, má utilização é descaso; agora, depois de tudo isso vir à tona que aquilo que ficou pronto ano passado já está ultrapassado vai além de qualquer descalabro imaginável.
E a 'festa' da Copa-2014 mal começou...
Podem me chamar de chato, anti-patriota, o que for.
Mas sou absolutamente contra a realização de qualquer grande evento esportivo no Brasil.
Já temos problemas e corrupção demais, e competência e honestidade de menos, para criar outra oportunidade da qual meia dúzia (talvez um pouco mais) de pilantras dilapidem o patrimônio público e recebam palmas da torcida.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário