segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Então e agora

No dia 21/07, fiz as seguintes previsões sobre o Brasileirão 2008:

"1) O Flamengo não é fogo de palha e continua sendo candidato ao título, mas os anteriorse nove pontos de vantagem - assim como qualquer outra larga vantagem a ser aberta por outro time - era ilusória e mero acaso." - o maior erros do Mengão não foi dentro de campo, mas fora dele. A venda dos jogadores de ataque, sem a adequada reposição, levou o time àqueles sete jogos sem vitória, fundamentais para o "fracasso" do time no campeonato. Brigou pelo título até quase o final, mas, para ser campeão, algumas coisas precisam mudar na Gávea - começando por dirigentes mais profissionais e menos fanfarrões.

"2) O Grêmio não vai à Libertadores 2009." - errei feio, mas não sozinho. Todos esperavm o momento em que o Grêmio cairia de produção e deixaria de ser um "intruso" no G4. A queda até veio, mas brigou pelo título até a última rodada.

"3) O Real Madrid fudeu o Cruzeiro, que vai penar sem Ramires." - nem lembro mais, mas acho que o time espanhol tentava a contratação do volante. Ele não saiu, e o Cruzeiro fez um bom campeonato, terminando em 3o lugar. A celeste só tem que torcer para os Perrela não venderem o jogador para o CSKA.

"4) O Vitória, ao contrário, é fogo de palha. Porém, para quem estava na Série C em 2006, o papel já foi cumprido." - o 10o lugar foi excelente para o rubro-negro baiano.

"5) O São Paulo não queria ganhar mais um Brasileirão; mas estão deixando o Tricolor chegar." - auto-explicativo.

"6) O favoritismo palmeirense fica mais teórico a cada rodada." - o Palmeiras não só confirmou minha previsão como foi a grande decepção de 2008. Um ano que começou até bem, mas que no 2o semestre teve momentos lamentáveis e acabou de forma patética com a derrota para o Botafogo.

"7) O Internacional, ao contrário do rival tricolor, vai à Libertadores 2009 - se não chegar mais longe ainda em 2008." - outro erro. Mas, de novo, não fui o único. Os rivais gaúchos compartilharam da opinião da crítica no primeiro semestre, mas terminaram o campeonato em locais trocados. De qualquer forma, ganhou um título e promete um grande ano de centenário.

"8) Dentre os quatro rebaixados, estará pelo menos um destes campeões: Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Santos." - o Vasco cumpriu o planejamento e classificou-se para a Série B de 2009. O Santos, outro paulista com um ano sofrível, terminou apenas um ponto acima da zona do rebaixamento, e o Galo, quatro. O sétimo lugar do Botafogo, melhor colocação do time desde o título de 95, me surpreendeu.

"9) A Portuguesa deu um grande passo de volta à Segundona ao demitir Vágner Benazzi." - uma pena. Cabe aqui o registro da melhor frase do ano no jornalismo esportivo paulista: perguntado sobre qual era o maior culpado pela situação em que a Portuguesa se encontrava, o jornalista-torcedor lusitano Flávio Gomes, da ESPN, respondeu sem pensar: "Pedro Álvares Cabral".

"10) O Fluminense vai à Sul-Americana, mesmo sem os Thiagos." - o melhor dos Thiagos ficou, e mesmo correndo risco até a penúltima rodada, o Tricolor carioca garantiu a vaga no segundo torneio mais importante da América. Mas, pensando bem... quem não conseguiu?

Até que não fui tão mal.

Nenhum comentário: