quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Detalhes

Muito se discute sobre a prática absurda, por aqui, de se demitir um treinador após alguns poucos resultados ruins, sem dá-lo a chance de desenvolver um trabalho de médio/longo prazo.

Um argumento forte é de que não se pode avaliar a competência de alguém por alguns resultados, que muitas vezes são decididos em detalhes.

Concordo, para os dois lados. Se a derrota nem sempre significa incompetência, a vitória também não pode levar à competência incontestável. E é por isso que o Inter precisa urgente de um novo treinador.

Não tinha nada contra o Tite, até a semana passada - pessoalmente, ainda o considero uma pessoa correta, educada e séria. Mas durante a primeira partida da final da Sul-Americana, um repórter de campo contava como o técnico era costumeiramente auxiliado pelo Clemer durante os jogos. Achei meio estranho, pois me veio à mente a imagem de uma pessoa insegura, sem respaldo, - o que ainda pode ser verdade, visto o passado tricolor do treinador - que se apóia em uma figura respeitada no ambiente para desenvolver seu trabalho.

Depois de algum tempo, quando o Inter já vencia por 1x0 e o Estudiantes começa a esboçar uma reação, a câmera focalizou a cara do Alex e deu claramente para ver o jogador berrando para o banco, agoniado:

"Faz alguma coisa! O time parou de jogar!"

Tudo bem que o Alex é um jogador com uma visão diferenciada do jogo, mas não era preciso uma chamada dessas para o treinador fazer alguma coisa.

E ele fez: colocou em campo o Gustavo Nery....

Ontem foi ainda mais patético. O Inter era interamente dominado pelo Estudiantes, perdia o jogo e via um título quase certo escapar por entre os dedos. Quase vinte minutos após o gol argentino, Tite resolve fazer algo. Tira um dos melhores em campo, Andrezinho, e coloca o laranja podre de novo! E que só não foi expulso em 15 minutos porque o juiz não quis.

E ainda tirou o Alex. Em um jogo normal, a substituição seria justíssima, pois o jogador não viu a cor da bola o jogo inteiro. Só que a partida de ontem não era normal, e nessas horas um jogador diferenciado pode fazer a diferença, ainda mais em uma disputa por pênaltis (apesar disso, sei que esse ponto de vista é discutível e entendo quem pense em contrário).

O Inter acabou ganhando, e a impressão que fica é que correu tudo bem; mas poderia ter perdido, por muito pouco não perdeu, e se isso acontecesse Tite já estaria desempregado de madrugada. O discurso seria "Perdemos nos detalhes".

Pois bem... se esse detalhe significaria a demissão do treinador, por que o detalhe da vitória é motivo para mantê-lo no cargo?

O Internacional tem tudo para ser o time a ser batido em 2009. Ainda mais de técnico novo.

Nenhum comentário: