Amanhã, comemoraremos 50 anos do primeiro título mundial do Basquete brasileiro.
Só há, entretano, lembranças para serem comemoradas. Ao longo destas cinco décadas, o basquete brasileiro não só perdeu o prestígio internacional, como dentro do próprio país. Com muito esforço, "organiza-se" um torneio nacional - que, às vezes, não chega ao fim.
Essa seria uma excelente oportunidade para exaltar a conquista e os atletas de 1959, tão esquecidos, e canalizar esse sentimento para o início de uma reestruturação da modalidade no Brasil. Porém, vemos declarações um tanto quanto infelizes de ícones de uma geração posterior, Marcel e Oscar, colocando a vitória no Pan de 1987, sobre os EUA, num patamar superior ao do Bi-Mundial de 59/63.
Independente da opinião da dupla, ou de quem tenha razão, essa não era a hora. Parece-me oportunismo e uma vontade incontrolável de aparecer.
Eu sei pouco sobre o Mundial do Chile, e assisti ao vivo Indianapólis. Para mim, são duas conquistas épicas, cada uma no seu tempo, e que merecem seus lugares na história do esporte brasileiro.
Talvez seja por atitudes como essa - e outras, ainda piores - que o basquete brasileiro esteja a anos-luz de repetir 59 ou 87.
Fica aqui minha singela homenagem àqueles que, um dia, foram os maiores do mundo: Waldemar, Amaury Passos, Otto Nóbrega, Bispo, Zezinho, Rosa Branca, Fernando Brobró, Wlamir Marques, Boccardo, Jatyr, Algodão, Pecente e o técnico Kanela.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá Fabio
Sou jornalista esportivo faz tempo, mas um blogueiro juvenil ainda. Conheci seu blog agora, vindo do espaço virtual de um amigo, o Alberto Murray. Visitei seu trabalho e gostei. Vou incluí-lo entre meus favoritos e voltarei aqui pra ler suas idéias e, eventualmente, deixar meus pitacos bem intencionados. Qdo puder, me 'visite' tb.
Gde abraço e 'nunca perca seus sonhos'.
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com
www.vancouverolimpica.blogspot.com
www.londresolmpica.blogspot.com
Valeu, Everton!
Seu blog já está nos meus favoritos também.
Abraços.
Tomei a liberdade de pegar a foto emprestada. Não sei se você viu o especial da ESPN Brasil. Foi emocionante.
Abraço!
Não vi, tinha aula domingo bem cedo. Mas deve ter sido bom mesmo, o especial que o Helvídio Matos fez para os 50 anos da Copa de 58 foi excelente. Quem sabe eu pego uma reprise.
Postar um comentário