O futebol mundial deve muito ao Brasil.
Afinal, nós introduzimos a ginga no duro esporte bretão; trouxemos a alegria que faltava à já quase perfeita modalidade; criamos Pelé, Garrincha, Zico, Ronaldo, entre tantos.
E, seguindo essa linha vanguardista, o futebol brasileiro também revoluciona no vocabulário, conferindo novos significados a termos conhecidos da língua portuguesa.
A seguir, alguns deles - e nada indica que a lista seja taxativa, pois cada ano que passa traz novos vocábulos à lista:
Craque: jogador brasileiro que de alto nível técnico em atividade na Europa.
Empresário: o culpado pela má situação financeira dos clubes brasileiros, porém, melhor amigo dos dirigentes.
Erro de arbitragem: roubo de um árbitro sem-vergonha contra o seu time e a favor dos demais.
Erro de interpretação: lance discutível contra os demais times e a favor do seu.
Investidor: 'ente' desconhecido, com recursos de origem obscura que atua no meio do futebol com objetivos indefinidos.
Marketing: elaborar camisas de cores diferentes, cheia de números ou com frases de efeito, que serão vestidas após alguma conquista, por cima daquela com a marca da empresa que injetou dinheiro no clube ao longo de todo o ano.
Parceiro: entidade dotada de recursos financeiros, com a obrigação de contratar jogadores, sem contrapartida definida e que levará a culpa por eventuais fracassos.
Planejamento: termo sem uma definição específica, mas levando em conta que a maioria dos times (diz que) elabora um, seria algo como contratar mais de 15 jogadores por temporada, três técnicos e botar a culpa no árbitro pelas derrotas.
Projeto (visão do clube): entrar para ganhar todos os campeonatos que disputar, afinal, "Um time com a grandeza do(a) ___________ tem a obrigação de conquistar títulos".
Projeto (visão do atleta): assinar com o clube que o seu empresário mandar, pois assim fica mais fácil para o seu empresário colocá-lo em algum time mediano europeu, que além de engordar a conta bancária tanto do jogador como do empresário, facilitará a volta, no ano seguinte, a algum clube brasileiro - afinal, é difícil ficar longe da família, da praia e do feijão - que o seu empresário indicar.
Promessa: jogador brasileiro de alto nível técnico em atividade no Brasil.
Trabalho psicológico: palestra motivacional na véspera de decisões, no estilo "Quero que vocês coloquem no peito essa porra de faixa de campeão!"
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
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