segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

38 rodadas depois...

Um dos primeiros textos que escrevi neste blog foi uma projeção de cada um dos times para o Brasileirão 2007, logo após a primeira rodada. Nada mais justo que, ao término do campeonato, comparar as previsões com o realizado (em itálico o texto original, em negrito o escrito hoje):


América-RN: não conheço o time, mas pelo que vêm mostrando os times do Nordeste vai brigar para não cair. - sem surpresa. O pior time da história dos pontos corridos.


Atlético-MG: o menor dos "grandes" vem embalado pelo título mineiro e espera repetir o feito do Grêmio ano passado, mas não acredito que um time com Coelho como titular possa ir longe. Não deve passar susto, mas não dá pra esperar muito. - novo acerto, e até que a vaga para a Sul-Americana ficou de bom tamanho para o Galo.


Atlético-PR: o maior dos "pequenos" tem um time razoável e conta com um bom trabalho de bastidores. Com grande força quando joga em casa, deve acabar entre os dez primeiros. - a 12a colocação ficou aquém das expectativas para o Furacão, que foi atrapalhado por negociações e contusões fora de hora.


Botafogo: os trabalhos do Bebeto e do Cuca são exemplares, e depois de muito tempo o Fogão começa o Brasileiro sem temer o rebaixamento. O clube ainda não está de pé e o time é apenas arrumado, mas se embalar pode surpreender e ser o melhor dos cariocas. - até embalou, mas a Tragédia de Nunez botou por terra toda a reestruturação. Prova viva de que, pior do que azar ou más arbitragens, descontrole e despreparo são imperdoáveis no futebol. Começará 2008 do zero, mais uma vez.


Corinthians: sem perspectivas de melhora no curto prazo. Tem que assumir a posição atual que ocupa e lutar antes de mais nada para não cair, senão terá problemas. - cumpriu à risca o planejamento e disputará a Série B em 2008. Fica a pergunta para os corintianos (e demais torcidas do Brasil): títulos a qualquer custo valem a pena? A Fiel paga o doloroso e merecido preço dos últimos anos.

Cruzeiro: a falta de um rival local à altura nos últimos anos baixou a guarda da Raposa, que perdeu o embalo de 2003. Perdeu também a competência de Paulo Autuori, e não deve conseguir grandes resultados esse ano. Mas está na Sul-Americana. - surpreendeu por ser o time que chegou mais perto de estragar a festa do São Paulo; decepcionou ao despencar na tabela e deixar escapar o título; e deu uma alegria inesperada a sua torcida com a vaga na Libertadores. Se a 'Perrella & Perrella S/A' deixar, pode ter um bom 2008.


Figueirense: incógnita. O bom time de 2006 foi desmontado e o resultado foi a má campanha no Catarinense, que se repetirá no Brasileiro caso um novo time não seja montado. - mero coadjuvante.


Flamengo: outro que ressurgiu. Ainda não pode ser considerado um favorito ao título e não consigo ver o Ney Franco como um grande treinador, mas deve brigar por uma vaga na Libertadores e ter Renato Augusto como uma das revelaçôes do ano. - Ney Franco realmente não se firmou, Renato Augusto não brilhou mas o Mengão foi o melhor do Rio. Com direito a show da torcida, o Flamengo voltou a figurar entre os times mais fortes do Brasil, depois de anos no ostracismo nas posições mais baixas na tabela.


Fluminense: tem como grande trunfo o Renato Gaúcho, um técnico que como poucos se adaptou ao jeito carioca de ser. Porém, contratou mal e ainda sofre com a má gestão da parceria com a Unimed. Só passa o sufoco do ano passado se quiser, mas deve pegar tranquilo uma Sul-Americana. - não precisou disputar a vaga na Sul-Americana pois ganhou a Copa do Brasil. E talvez até por ter essa tranquilidade fez um grande campeonato. Boa surpresa do ano, mas Libertadores é outra história. Mais uma vez, parabéns ao Renato.


Goiás: outro time periférico que costuma armar times competitivos. Pelo menos tem jogadores de nome, mas vai depender de um bom começo. - o sufoco da última rodada vai ficar um bom tempo na memória dos esmeraldinos. Tinha time para não passar por isso, mas alguma coisa deve ter acontecido.


Grêmio: joga mais com a mística gremista do que com técnica, mas deve de novo brigar por uma vaga na Libertadores. A saída do Lucas enfraqueceu consideravelmente o time. - até brigou pela vaga, mas ainda com menos brilho. A reestruturação continua muito bem, e 2007 pode ser considerado um bom ano para o Tricolor.


Internacional: é difícil pensar que um time que venceu o Barcelona seja ruim, mas definitivamente o Colorado não atravessa uma boa fase. Mas assim que o Gallo arrumar a casa entra forte na briga pelo título. - nem Gallo nem Abelão conseguiram arrumar a casa, já que a ressaca do Japão durou o ano todo. A sétima colocação no Gaúcho, a eliminação na primeira fase da Libertadores e a mera figuração no Brasileiro deixam o Colorado com o título de 'Decepção de 2007'. Mas vem muito forte em 2008, podendo fazer um duelo histórico com o Grêmio na Copa do Brasil e sendo favorito a tudo o que disputar.

Juventude: um dos melhores aproveitamentos em casa entre todos os times, aliado a um desempenho mediano fora faz com que a história se repita todo ano. Não cai, mas não faz nada de especial. - não repetiu o bom desempenho em Caxias que sempre marcou as campanhas do time, e por isso vão tentar lembrar os bons tempos na Série B.


Náutico: mostrou na Copa do Brasil que sabe jogar, mas ainda assim deve ficar lá embaixo. O técnico também não ajuda. - o técnico realmente não ajudava, e assim que o trocaram o Timbu entrou nos trilhos e teve grande recuperação no 2o turno.


Palmeiras: a inter-temporada fez bem ao time, e se os jogadores entenderem e cumprirem o planejamento traçado pelo competente Caio Jr., pode fazer um bom campeonato. Fica no bolo intermediário. Bons resultados devem demorar ainda alguns anos para aparecer. - foi melhor do que eu esperava, mas a última rodada acabou apagando o bom campeonato (em termos) que este Palmeiras fez. Ainda acho que o Verdão demora uns anos para ser favorito.


Paraná Clube: não vai de novo à Libertadores, mas tem um time bem montado e deve ficar no bloco intermediário. - errei feio. Outra vítima do "novo modelo de gestão" do futebol brasileiro. O Coxa representará muito melhor o Estado na Série A.


Santos: depende totalmente de até onde for na Libertadores e do que acontecer em junho. Não tem time reserva para garantir bons resultados, e perdendo Zé Roberto o melhor time do Brasil torna-se apenas um bom time. Se começasse e terminasse inteiro o campeonato, seria o grande favorito. - foi até a semi-final da Libertadores, ficou na zona de rebaixamento no Brasileiro e quando acordou já era tarde para brigar pelo título. Mas o vice-campeonato me deu razão.


São Paulo: o atual campeão começou mal o ano, apesar de ter incontestavelmente o melhor elenco do país. Porém, é preciso que além de ter um time definido, sejam usadas as melhores peças. Isto feito, é um dos favoritos. - aquilo foi feito, e mesmo sem ter um time fora de série o Tricolor ganhou um dos campeonatos mais fáceis da história. Já é um dos favoritos para tudo que disputar em 2008.


Sport: trocas de técnico sempre prejudicam, mas se tivesse que apontar um time do Nordeste para permanecer na Série A, seria o Sport. - dito e feito.


Vasco: gol mil que não sai, troca de técnico, presidente preso. As coisas não andam bem em São Januário e terão reflexo no Brasileirão. Aposto como será o pior dos cariocas, mas falar em rebaixamento acho exagerado. - e, realmente, foi o pior time do Rio. Para a Diretoria que tem, justíssimo.

Nenhum comentário: