sábado, 22 de dezembro de 2007

Deus e o Diabo na terra do sol

O fim do ano traz aquele dever-vontade de fazer uma retrospectiva do que de melhor e pior aconteceu nos 12 meses ateriores.

Esse ano de 2007, porém, foi um tanto quanto curioso. Grandes momentos não faltaram, e no geral pode ser considerado um bom ano para o nosso esporte. Só que brasileiro tem memória curta, e geralmente a última impressão é a que fica. A regra é que eventuais erros são encobertos por bons resultados finais, e bons trabalhos são esquecidos (ou invalidados) quando não se atinge o objetivo esperado.

Para comprovar o ponto acima defendido, segue uma pequena retrospectiva de importantes momentos esportivos de 2007:

1. Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro contrariaram grande parte da crítica e do público em geral, ao apresentar as belas arenas esportivas prontas a tempo e transcorrer sem as previstas calamidades relacionadas à organização e à segurança pública. E o desempenho da nossa delegação foi, mesmo se considerando o nível mediano da competição, muito bom.

2. Após 64 anos, teremos uma Copa do Mundo no Brasil. A festa da torcida mais festiva do mundo está garantida.

3. O basquete brasileiro nunca foi tão bem representado no exterior, com vários jogadores tendo destaque na NBA. Leandrinho foi eleito o Melhor 6o Jogador da temporada, e Anderson Varejão tornou-se o primeiro brasileiro a disputar a final da liga norte-americana.

4. O São Paulo Futebol Clube sagrou-se pentacampeão Brasileiro, mostrando mais uma vez que em se tratando de lidar com o futebol de forma profissional, está alguns passos na frente de todos os outros clubes brasileiros. Se não tropeçarem nas próprias pernas, e seus adversários não correrem atrás do prejuízo, o Tricolor pode inicar uma fase de hegemonia sem precedentes em nosso futebol.

5. A natação brasileira colecionou medalhas importantes ao longo do ano em Mundiais, Pan-Americano, Universíada, e encontrou os possíveis substitutos de Gustavo Borges e Fernando Scherer. Thiago Pereira e César Cielo têm tudo para brilhar em Pequim.

6. A torcida do Flamengo deu show, lotando o Maracanã quando o time estava lá embaixo e levando-o até a Libertadores. É, sem dúvida, a maior torcida do Brasil.

7. A "Família Bernardinho" consagrou-se como o grupo mais vitorioso da história do nosso esporte. Indiscutivelmente.

8. A seleção de futebol feminino, nadando contra a corrente, chegou a uma final de Copa do Mundo. E tem pela segunda vez consecutiva a melhor jogadora do mundo.

9. O futebol baiano deu sinais de renascimento, com a volta do Vitória à Série A e do Bahia à Série B.

10. Ganhamos mais uma Copa América de futebol masculino. Mais uma vez sem ter todos os titulares. Mais uma vez sobre a Argentina - e dessa vez de goleada.

Esses mesmos fatos, entretanto, podem ser vistos sob uma outra perspectiva, um pouco mais crítica e menos festiva:

1. Os Jogos Pan-Americanos foi mais um caso de vergonha e descaso com o dinheiro público. Gastou-se quatro vezes o inicialmente previsto e as obras mais importantes, de infra-estrutura para a cidade do Rio de Janeiro, continuam nas pranchetas de engenheiros e arquitetos. Os grandes beneficiados com a história foram o ego de Carlos Artur Nuzman, a tranquilidade dos cariocas - que tiveram alguns meses de trégua - e o Botafogo, que ganhou de graça um estádio novinho em folha. Estádio este que será utilizado nos próximos anos, ao contrário das demais arenas esportivas construídas para o evento.

2. Após 64 anos, teremos uma Copa do Mundo no Brasil. A festa da cartolagem e política corruptas está garantida.

3. O basquete brasileiro perde cada vez mais espaço para outros esportes pela própria incompetência dos eternos dirigentes. Mais uam vez ficaremos de fora das Olimpíadas.

4. O São Paulo Futebol Clube, pentacampeão e oásis de competência, perdeu o Campeonato Paulista ao ser goleado, em casa, para o São Caetano - time intermediário da Série B; foi eliminado da Libertadores pelo Grêmio sem esboçar vontade ou poder de reação; e caiu fora da Sul-Americana ao perder, duas vezes, para um coadjuvante do Campeonato Colombiano. E, para finalizar o ano, ainda protagonizou a bobagem do "Penta Único".

5. A natação brasileira proporcionou o mais escândalo de doping da história do esporte brasileiro. Rebeca Gusmão, Eduardo de Rose, Renata Castro e Coaracy Nunes ainda não se explicaram direito, mas é improvável que todos - a não ser a nadadora - tenham uma punição justa.
6. A torcida do Flamengo teve que, em alguns jogos, ser separada por um cordão de isolamento da PM em pleno Maracanã, para que facções rivais não se matassem. A briga chegou a causar tumulto até em São Paulo, no Palestra Itália.

7. A magia da "família Bernardinho" foi quebrada pelo choque de egos do treinador e do levantador Ricardinho.

8. O futebol feminino no Brasil continua sendo tratado com chocante desprezo por quem deveria ser seu responsável. Uma Copa do Brasil feita às pressas e sem perspectiva está linge de ser a solução.

9. O futebol baiano proporcionou a maior tragédia do ano, com o desabamento da Fonte Nova e a morte de sete torcedores do Bahia.

10. Ganhamos mais uma Copa América de futebol masculino. Com um festival de volantes. Com o Dunga como técnico. E com uma Seleção que, ao invés de ser uma fonte de alegria e de identificação com o povo, serve apenas como facilitador de interesses excusos de alguns poucos.

Não quero aqui propor uma visão maniqueísta sobre o assunto. Mas sim que devemos aprender com as vitórias e com as derrotas, pois ambas fazem parte dessa arte que se chama esporte.

Nem tudo é perfeito quando se ganha, nem desprezível quando se perde. Ter essa consciência, e saber regular a distância entre o sucesso e o fracasso - que, nem sempre, é tão grande quanto parece - é a grande lição a ser aprendida por dirigentes, atletas, impresa e torcedores.

Com isso, 2008 - e todos os anos que virão - pode ser ainda melhor.

Nenhum comentário: