domingo, 16 de dezembro de 2007

Mundial de Clubes - Parte III: Os verdadeiros campeões

Agora é oficial: a FIFA reconhece o Corinthians como o primeiro Campeão Mundial de Clubes, título conquistado em 2000 no Rio de Janeiro.

Não vou aqui explicar toda a situação, pois o imbóglio já é de conhecimento público. Mas levanto três questões curiosas:

1) Porque a FIFA demorou sete anos para reconhecer a validade de um campeonato que ela mesma organizou?

2) O Boca Juniors também é Campeão Mundial de 2000. São dois times com o mesmo título, então?

3) Se o Corinthians é o primeiro Campeão Mundial de Clubes, décadas de história - que incluem Pelé, Eusébio, Cruyff, Beckenbauer, Zico, Zidane, entre outros - não têm valor nenhum?

A controvérsia do Mundial de Clubes de 2000/Copa Traffic/Torneio Internacional Amigos do Eurico Miranda é muito parecida com a recente disputa pela Taça das Bolinhas, com origem no Campeonato Brasileiro e na Copa União de 1987.

Tanto o Sport como o Corinthians são campeões de direito, pois as entidades responsáveis os reconhecem como tal; porém, Flamengo e Boca são os campeões de direito, pois ninguém em sã consciência (a não ser torcedores do Sport e Corinthians) dá mais valor aos títulos conquistados por aqueles do que a estes últimos.

O que nos leva à óbvia conclusão: o Corinthians está para o Mundial de Clubes assim como Sport está para o Campeonato Brasileiro. E assim será para sempre, pois não há reconhecimento oficial que faça mudar a visão da torcida - e a realidade dos fatos.

Um comentário:

Pedro disse...

se o Boca é campeão mundial de 2000, pq eles colocam no próprio site q são campeões intercontinentais. Ah, sim, tlvz pq sejam com todos os méritos campeões intercontinentais. Assim como o Boca, o Milan, o Real, a Juventus, o River, O Peñarol, o Nacional de Montevideu, a Internazionale, o Porto, o Independiente e todos os outros campeões intercontinentais, com exceção dos campeões brasileiros e o Ajax, se dizem campeões intercontinentais, pq era isso q era disputado um titulo intercontinental entre Europa e América do Sul e não um titulo Mundial. Pq é mto injutso dividir o mundo só em dois, sendo que ele mto maior q isso. Como prova doke falo, mando a pagina do site do Boca:
http://www.bocajuniors.com.ar/el-club/titulos