quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Libertadores 2008

O torneio com o nome mais bonito do mundo já tem seus adversários da primeira fase definidos - sem contar, claro, com os confrontos da fase preliminar.

Sonho de todos os times do Brasil desde o início da década de 90, vencer uma Libertadores envolve mais do que ter bons jogadores. Se num campeonato por pontos corridos o que faz a diferença é um bom elenco e planejamento, num campeonato curto como a Libertadores o que vale é um bom time com foco nela. Planejamento também conta, não em um sentido tão estratégico como no Brasileirão, mas sim no sentido tático; adversários e datas são definidos semana a semana, e saber se adequar a essas mudanças é fundamental.

Portanto, não me impressiono tanto com as dúzias de contratações feitas por alguns times, principalmente Flamengo e Fluminense. Até podem ajudar, mas não será isso que trará o título.

Fazendo uma análise grupo a grupo (dos times brasileiros), cheguei às seguintes projeções:

Grupo 1
San Lorenzo (ARG)
Real Potosí (BOL)
Caracas (VEN)
Cruzeiro (BRA) ou Cerro Porteño (PAR)
Se o Cruzeiro chegar à fase de grupos, não deve ter problema - o problema mesmo vai ser passar pelo Cerro. Não que o time paraguaio seja uma potência, mas a inexperiência mostrada pela equipe celeste no Brasileiro, aliada a uma (má) troca de técnico pode pesar contra.

Grupo 4
Flamengo (BRA)
Nacional (URU)
Coronel Bolognesi (PER)
Cienciano (PER) ou Montevideo Wanderers (URU)
A única coisa que assusta o Flamengo é a história do Nacional. A não ser que o Coronel Bolognesi resolva fazer alguma coisa com o candelabro, na sala de estar... Mengo nas oitavas, sem susto.

Grupo 6
Santos (BRA)
San José (BOL)
Colômbia 2
Chivas (MEX)
Até parece que o Santos deu sorte, mas é um grupo bem chato. Tudo bem que o San José tem apenas dois títulos bolivianos em sua história, mas jogar na estratosférica Oruro (3.702m, se a FIFA deixar) tira o ar de qualquer um. O Chivas já não tem a força de alguns anos, mas ainda é o time mais popular do distante México. Da Colômbia não sei o que vem. O Peixe também passa para as oitavas, mas vai se cansar bastante.

Grupo 7
São Paulo (BRA)
Sportivo Luqueño (PAR)
Atlético Nacional (COL)
Audax Italiano (CHI) ou Colômbia 3
A Diretoria Tricolor comemorou a ausência de longas viagens, jogos na altitude e um grupo aparentemente fácil. Nem sabia da existência deste time de Luque, mas o Nacional de Medellín é um dos mais tradicionais times colombianos - e o São Paulo foi eliminiado pelo modesto Millionários, da mesma Colômbia, na Copa Sul-Americana. E o desconhecido Audax arrancou um empate, em pleno Morumbi, e quase desclassificou o Tricolor na primeira fase da Libertadores 2007. Com atenção - o que o time deve ter, pois o foco está todo voltado para a competição - também passa sem problemas.

Grupo 8
Fluminense
Libertad (PAR)
LDU (EQU)
Arsenal (ARG) ou Mineros (VEN)
Já foi um mistério o fato do Flu ter sido cabeça de chave, afinal não disputa uma Libertadores a mais de 20 anos. Mas mesmo assim caiu no grupo mais difícil. O Libertad vem fazendo boas campanhas nos últimos anos, a LDU (e a altitude) sempre dá trabalho e o Arsenal, que deve passar pelo Mineros, acabou de ganhar a Sul-Americana. Se tivesse que apostar entre "Vários Reforços x Inexperiência/Soberba", ficaria com o primeiro, e a desclassificação do Tricolor já na primeira fase.

De quelquer forma, a Libertadores é fantástica. Melhor, só mesmo se tivesse menos times e fosse disputada ao longo do ano, não apenas em um semestre.

Mas isso é outra história.

Nenhum comentário: