terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O ano do doping

Renato Silva, do Fluminense, foi mandado embora das Laranjeiras por justa causa porque foram encontrados traços de tetrahidrocanabinol, vulgo THC, em seu sangue.

Jaqueline, do vôlei, ficou de fora dos Jogos Pan-Americanos por causa da sibutramina. A mesma substância rendeu punições a Alex Alves, do Juventude, e ao ciclista Magno Prado.

O caso Dodô marcou o início da queda alvi-negra com o estranho resultado positivo para fempronporex - não tão estranho quanto sua absolvição, cerca de um mês depois de pegar 120 dias de gancho.

Marcão, do Internacional, desfalcou a equipe no Campeonato Brasileiro por causa da finasterida, até ter sua pena substituída por doação de cestas básicas.

O ótimo ano da dupla André Sá e Marcelo Melo foi interrompido abruptamente, pouco antes da Copa Davis na Áustria. O "culpado" foi o isometepteno, ingerido via cápsulas de Neosaldina.

A testosterona exógena tirou, cinco meses depois, as medalhas Pan-Americanas de Fabrício Mafra, do halterofilismo, e de Rebeca Gusmão, da natação. Este último, por sinal, será provavelmente o maior escândalo de doping do esporte brasileiro.

Jihad Kondr, surfista paranaense, perdeu seu título brasileiro simplesmente por não ter comparecido ao exame anti-doping. A alegação foi de que o atleta estava com receio de ter o resultado positivo devido a medicamentos que toma para controlar um transtorno bipolar.

Por fim Romário, o Baixinho, deve ter sua aposentadoria "precocemente" anunciada por causa da mesma finasterida de Marcão. Eles já deviam saber que é dos carecas que elas gostam mais.

O doping assombra o esporte desde as "fantásticas" equipes de natação feminina da Alemanha Oriental. Mas nunca haviam sido registrados tantos casos em um só ano no Brasil como em 2007.

Independente das causas que levaram os atletas acima a terem resultados positivos (neste caso, um positivo com conotação bem negativa), parece que o doping veio para ficar também por aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem eu acho muito esquisito vários casos de doping no mesmo ano