terça-feira, 22 de maio de 2007

Parênteses

Esse blog aborda temas referentes ao esporte brasileiro, deixando de lado temas internacionais. Mas com a globalização do esporte alguns desses temas acabam se tornando relevantes e cavam seu cyber-espaço neste fórum.

O absurdo da vez é a decisão do América do México vir disputar uma quarta-de-final com apenas 14 jogadores e nenhum titular, como divulgou o Juca Kfouri em seu blog. A prioridade deles é o campeonato mexicano, no qual estão na final. E, se a prioridade de times de um país de outra confederação, é o campeonato nacional em detrimento do torneio continentel, porque continuar participando? Falta de vaga no Mundial da FIFA? Se for isso, que disputem o torneio da Concacaf e abandonem a Libertadores. O que é inadmissível é que equipes "convidadas" tratem o terceiro maior torneio interclubes do mundo com esse desprezo.

Mas o que isso tem a ver com o esporte nacional? Tem a ver a partir do momento que clubes brasileiros disputam a competição, e esses clubes são federados a uma confederação, que por sua vez faz parte da Conmebol. E a CBF deveria brigar pelos interesses dos clubes contra essa inclusão mal-feita das equipes mexicanas, assim como a favor de um melhor calendário para as competições sul-americanas. É um absurdo termos a Libertadores espremida em quatro meses e o segundo semestre esvaziado com a desinteressante Sul Americana.

Na Europa, Champions League e UEFA Cup são disputadas simultâneamente ao longo de toda a temporada, tendo cada uma sua importância e atraindo o interesse de todo o continente.

Mas nem a Conmebol, muito menos a CBF, têm a intenção de mudar nada, pois têm outros interesses. Ou acham que está bom assim.

Nenhum comentário: