quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Meio meia boca

Começou sem ninguém perceber, se escondeu atrás do Pan por algumas semanas, mas enfim o Brasileirão chegou a sua metade. Quer dizer, mais ou menos. A maioria dos times chegou, mas por causa do descaso da CBF e de uma incompreensível decisão do Flamengo, alguns times ainda não fizeram os 19 jogos previstos. Isso só será definitivamente arrumado em outubro.

E como a janela de contratações européias só se encerra no final do mês, teremos de aguardar mais 15 dias para sabermos como os times disputarão o 2o turno. Ou seja, o Campeonato Brasileiro, além de ter mostrado um futebol sofrível, não consegue nem mais encerrar um turno decentemente. Mas a caravana não pára, e no final das contas nós reclamamos mas não vivemos sem. E, assim como a pizza e o sexo, mesmo sendo ruim ainda é bom.

Bom, o que mais falar? Um de meus primeiros textos neste blog foi uma análise dos times no começo do campeonato. Errei e acertei, como acontece com todas as previsões. Cheguei a conclusão que, além deste tipo de trabalho ter pouca efetividade devido à imprevisibilidade do jogo, a chance de cair na gozação é grande.

Por exemplo, se fosse seguir a maioria das correntes sobre o que esperar dos times para esse 2o turno, sairia algo assim:

- O São Paulo só perde o penta para ele mesmo;

- Brigarão pela Libertadores o Botafogo (em decadência), Cruzeiro, Vasco, Palmeiras, e correndo por fora Santos, Inter e Grêmio. Estes três últimos, antes considerados favoritas ao título, ficaram para trás e dificilmente chegarão em primeiro;

- O meio da tabela não interessa muito, já que a Sul-Americana é aquele campeonato para o qual os times comemoram a conquista da vaga em um ano, e no seguinte mandam a campo times mistos sem motivação;

- O América-RN e o Juventude já caíram, e vão lutar com unhas e dentes pelas outras duas vagas na Série B de 2008 o Náutico, Atlético-PR, Paraná Clube, Atlético-MG, Figueirense, Corinthians e Flamengo - com a diferença que esse dois últimos podem sempre contar com a ajuda da torcida, da camisa e do apito.

Mas não vou falar nada disso. Prefiro esperar o campeonato acabar e ver o que de fato aconteceu. Até porque, acabaria escrevendo um texto chato e com resultado imprevisível. Assim como o Brasileirão 2007.

Nenhum comentário: