segunda-feira, 25 de junho de 2007

Passo maior que a perna

Sou fã do Zetti desde moleque e torço para que alcance como técnico o mesmo sucesso que teve como jogador. Se depender de sua competência e seriedade, já tem meio caminho andado.

Mas só essas duas qualidades não bastam. É preciso saber lidar com jogadores, dirigentes, imprensa e torcida; ter capacidade de planejamento e execução; conseguir aguentar a pressão por bons resultados; enxergar todas as qualidade e defeitos de cada jogador e utilizá-lo da melhor maneira no time; e, enfim, conhecer profundamente de futebol.

A maioria destes atributos vê com o tempo, mediante experiência acumulada no meio. De preferência com trabalhos consistentes, iniciados com a formação de um time até o momento da consagração com um título. Em times pequenos, onde a pressão externa é menor, a chance de se realizar esse tipo de trabalho aumenta consideravelmente. Sem a necessidade urgente de se conquistar títulos, o técnico consegue se desenvolver como profissional aprendendo com seus erros e acertos.

Ao trocar o Paraná Clube pelo Atlético-MG, Zetti abriu mão dessa tranquilidade. Mesmo não passando pelo melhor momento de sua história, o Galo tem uma torcida fanática e impulsionada por uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Maus resultados - que seriam perfeitamente normais - podem abreviar a passagem do ex-goleiro pro Belo Horizonte, impedindo-o de realizar o tal trabalho consistente e levantando dúvidas sobre sua capacidade de treinar times de futebol.

Tomara que dê tudo certo e que ele consiga num futuro próximo ser considerado uma boa revelação na nova profissão. Mas para esse momento acredito que continuar no Paraná Clube fosse a melhor opção.

Que o diga Caio Júnior....

Nenhum comentário: