terça-feira, 31 de julho de 2007

Os 10 melhores - Rio 2007

Para encerrar a festa, elaborei uma lista com as dez grandes vitórias brasileiras, na minha opinião, no finado Pan. Toda lista é controversa e passível de discussão, o que é válido.

Eis a minha.

1) Resultados de Thiago Pereira, nos 200m medley, e César Cielo, nos 50m livre: em comparação com os tempos de Atenas 2004, ganhariam medalhas. Se continuarem nesse caminho, podem ser os sucessores de Gustavo Borges e Fernando Scherer.

2) Janeth: tudo bem, não foi ouro. Mas fica aqui minha homenagem a uma das maiores atletas de nossa história.

3) Hugo Hoyama: em se tratando de Pans, ninguém tem mais ouros do que ele. Ainda mais gostoso ganhando da Argentina na final, com direito a casquinha no décimo ponto.

4) Handebol Masculino: grande evolução da modalidade, e trouxeram de volta o Bruno Souza. Não têm chances em Pequim, mas pode representar o início da estruturação do esporte no Brasil. E, além disso, deram porrada na Argentina dentro e fora de quadra.

5) Marta: o futebol feminino é chato e nesse Pan jogou contra ninguém. Mas ela joga bem mesmo, e seu choro na coletiva emocionou. Mesmo não gostando de futebol feminino, acho que todos os esportes merecem atenção, pela prática em si e por ser um importante instrumento de inclusão social.

6) João Carlos Jordão: o velejador estava com problemas sérios na coluna e foi praticamente vetado pelos médicos. Como não seria possível substituí-lo, subiu no barco com um colete cervical para fazer número, ajudando seus companheiros a faturar o ouro na J-24.

7) O ippon de Tiago Camilo na final: sensacional.

8) A ressurreição de Maurren Magi: o ouro Pan-Americano não quer dizer que ela está entre as favoritas para Pequim. Mas superar um doping já é uma vitória.

9) Revezamento 4x100m no atletismo: a prova mais emocionante do atletismo. Me fez lembrar, guardadas as devidas proporções, a fantástica prata em Sydney.

10) Sebastian Cuattrin: isso é o que chamo de persistência. Cinco Pan, sete pratas e cinco bronzes depois, conquistou seu primeiro ouro na canoagem.

O vôlei masculino ficou de fora, pois suas vitórias já viraram rotina, e essa do Pan era obrigação.

Diego Hypólito também, por questões pessoais. Apesar de respeitar, este que vos escreve não é um apaixonado por esportes nos quais os resultados são definidos por notas de juízes. O que não o impede de ser um grande atleta.

Por fim, o momento hors-concours do Pan ficou de fora por não ser propriamente uma vitória esportiva: as vaias uníssonas ao chefe da quadrilha Lula, na Cerimônia de Abertura.

Amanhã, os 10 piores.

6 comentários:

Anônimo disse...

a prata do 4x100 foi em sidney, em atlanta foi bronze.

Fabio Pimentel disse...

Confundi... mas já corrigi, valeu!

Anônimo disse...

Bola vc deveria colocar as 10 amareladas do Pan, o que é muito comum no esporte brasileiro.
Aí vai minha lista:
1- Diane
2- Volei Feminino
3- Futebol Masculino (um Gambá era o astro)
4- Vanderlei Cordeiro (cansado)
5- Rodrigo Pessoa
6- Scheidt
7- Flavio Canto
8- Marilson
9- Não sei o nome, mas os dois carinhas que pulam junto na piscina e não conseguem fazer movimentos coordenados e cair ao mesmo tempo
10- Também não sei o nome, é a Campeã Mundial de taekwondo que amarelou feio

Anônimo disse...

Teve a Zenaide nos 3000 com Barreiras tb.
Jordão, só discordo do Flavio Canto. Ter luxação no meio da luta não é afinar.
Fora que vale citar a cabacice do cara da Vela que entrou com o barco irregular...
Abs

Fabio Pimentel disse...

Esses entraram nos 10 Piores, publicados hoje.

Anônimo disse...

O ippon de Tiago Camilo na final eu colocaria em 1º. Pra mim foi o "lance nakata" do Pan.

Gabriel - Belo Horizonte