Os programas mais populares, claro, são os piores. Já nem considero casos como Mesa Redonda ou Terceiro Tempo como programas esportivos, visto a falta de conteúdo e o abuso de merchan.
Nem quero perder muito tempo com os programas da TV aberta, só lamento como o formato desses programas e a exposição da televisão conseguem mudar o comportamento das pessoas. Milton Neves e Flávio Prado, por exemplo, são (ou pelo menos costumavam ser) ótimos no rádio. Na telinha, são um desastre, e na minha opinião perderam grande parte da credibilidade que tinham. Para o público "inteligente", claro, no qual muito humildemente me incluo.
A solução são os canais da TV fechada, que por terem menos compromisso com audiência e falarem a um público restrito, conseguem fazer programas de qualidade. Sportv e ESPN têm programações interessantes e bons profissionais. Mas mesmo nelas podemos ver escorregadas.
Segunda-feira, no Linha de Passe (ótimo programa, pois conta com bons jornalistas tanto de São Paulo como do Rio, diminuindo o viés bairrista) da ESPN Brasil, o bom e ranzinza José Trajano, em mais um de seus discursos inflamados contra a Seleção Brasileira, chegou a dizer que dos nossos cinco títulos mundiais apenas os de 58 e 70 merecem ser levados em consideração, e que o futebol brasileiro não é, e nunca foi, o melhor do mundo. Menos, bem menos. O fato das seleções dessas dias Copas estarem entre as melhores da história não tira o mérito das outras três, inclusive do burocrático time do Parreira. Pisada feia na bola
E olha que o Trajano já participou do melhor programa esportivo da história, o Carão Verde da Tv Cultura.
Hoje pela manhã, no já não tão bom Redação Sportv, Renato Maurício Prado e Milly Lacombe soltaram um verdadeiro absurdo, defendendo os play-offs no Campeonato Brasileiro por que os pontos corridos não dão emoção. A "grande" Milly disse ainda que novamente o campeonato perdeu a graça porque, assim como o Cruzeiro em 2003, o Santos em 2004, o Corinthians em 2005 e o São Paulo em 2006, o Botafogo já disparou na liderança.
Por partes:
Os play-offs até trazem mais emoção (apenas) na fase final da disputa, mas é inegável que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos, tanto na Série A como na B, trouxe a padronização fundamental ao futebol brasileiro, além de premiar o melhor e mais bem planejado time do ano. Em um campeonato longo, esses devem ser os critérios para se premiar o melhor, e não a imprevisibilidade dos mata-matas. Para isso, já temos a Copa do Brasil e a Libertadores. Não dá para imaginar que o mundo todo esteja errado e o Brasil certo, e a desculpa de que "não é cultura do brasileiro" é inaceitável. A cultura brasileira se encontra na música, na culinária, no próprio modo irreverente que revolucionou o futebol mundial. Cultuar o retrocesso é um atestado de ignorância, e jornalistas sérios têm de saber disso.
Se o nível do campeonato diminui, com certeza não é por causa dos pontos corridos.
Quanto ao comentário da Milly, só posso assumir que a jornalista foi despreparada para o programa e cuspiu a informação sem nem pensar no que estava falando. Em 2004, o Atlético-PR liderou boa parte do campeonato e só foi ultrapassado pelo Santos nas últimas rodadas; o Corinthians terminou o primeiro turno de 2005 na ponta, mas chegou a ficar em quinto lugar durante o segundo, antes de reassumir a ponta (com a ajuda da dupla Edílson/Zveiter) e ser campeão; antes da parada para a Copa do Mundo, o São Paulo disputava a liderança com Cruzeiro e Fluminense, que terminaram o campeonato em 10o e 15o, respectivamente; apenas em 2003 o Cruzeiro realmente dominou boa parte do campeonato e encerrou a disputa com algumas rodadas de antecedência. Por um simples motivo: era o melhor e mereceu ser campeão.
Milton Neves diz que "O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes." Isso deve ser verdade, já que os melhores jornalistas devem se interessar pelas coisas mais importantes.
4 comentários:
Fico feliz de saber que vc mudou de opinião sobre os pontos corridos, já que eu sempre fui um defensor incansável dessa metodologia!
Gustavo Bh
Já mudei faz algum tempo, é a única forma do Campeonato Brasileiro apontar o melhor time do Brasil.
O texto está mto bom e se fosse para colocar um pequeno comentário com críticas a respeito cada jornalista ruim que trabalha hoje na mídia(principalmente na TV), com certeza não caberia aqui nesse blog. Parabéns pelo texto e coragem de expor em público o que mta gente senter qdo assiste/lê/ouve...
Postar um comentário